Benefícios no consumo de Ervilhas

As ervilhas são um vegetal muito nutritivo e pouco calórico. Constituem uma das melhores fontes proteicas de origem vegetal. É um legume pouco dispendioso e versátil, perfeito para uma grande variedade de pratos, como saladas, sopas ou cozidos, uma vez que é saboroso e levemente adocicado.beneficios consumo ervilhas Cimarrom Frutogal

As ervilhas são ricas em fibras, vitaminas (A, B, C, E e K) e minerais (zinco, magnésio, ferro, potássio e cálcio) essenciais para a nossa saúde.

É um alimento 100% vegetal (não contém absolutamente nenhum produto ou subprodutos de origem animal), hipoalergénico (não contém gluten, nem soja), sem lactose, de fácil digestão e tolerância.

Alguns beneficios no consumo de ervilhas:

  • Auxilia na perda de peso - ricas em fibras soluveis e insoluveis, proteínas e pobre em gorduras (poucas calorias), esta leguminosa é de digestão lenta (baixo indice glicémio) mantendo-nos saciados por mais tempo.
     - auxilia na diminuição do colestrol - as fibras soluveis ajudam a reduzir o colesterol no sangue, impedindo a sua absorção e potenciando a sua eliminação através das fezes. Por sua vez, a vitamina B3 auxilia no controlo do colestrol, reduzindo o teor de triglicérides, induzindo à redução do LDL (o chamado colesterol "mau"), e aumento de HDL (o chamado colesterol "bom").
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares - o controlo do colestrol atrás referido só por si já é meio caminho andado para prevenir doenças cardiacas. Além disso, o potássio, existente neste alimento, dilata os vasos sanguíneos, aliviando a hipertensão arterial e consequentemente outras doenças cardiovasculares.
  • Desacelera o envelhecimento celular e potencia a recuperação celular - o seu alto teor de proteínas é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e reparação das células, tecidos e órgãos. Sendo também rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e atrasam o envelhecimento celular precoce, previnindo o aparecimento de cancro.
  • Previne a anemia - O ferro aumenta o número de globulos vermelhos no sangue
  • Fortalece os musculos e os ossos - a vitamina K apoio na processo de fortalecimento dos ossos e musculos uma vez que potencia a ação da proteina além de, ajudar na absorção do calcio, essencial para os ossos e dentes. As proteinas são imprescindiveis para a recuperação muscular. A proteina da ervilha ainda que vegetal contém os aminoacidos essencias mas, um deles, a metionina existe em pouca quantidade por porção pelo que se juntar com o arroz por exemplo, muito rico neste aminoacido ficará com uma proteina muito completa e como tal eficiente no processo de recuperação muscular. O magnésio é também um mineral existente neste alimento indispensavel à saúde dos seus ossos.
  • Ajuda na cicatrização da pele - A vitamina E atua na formação do cologénio essencial para a recuperação da pele. O magnésio também é um forte aliado na sauda da sua pele.

Tendo em conta todos estes benefícios sugerimos que integre este alimento magnífico na sua alimentação, contribuindo assim para ter uma alimentação saudável e variada.  

Pode encontrar no mercado este alimento na forma congelada (já cozida) ou seca (muito menos dispendiosa). A ervilha seca depois de cozida rende praticamente o dobro da quantidade adquirida em seco.

Ervilha Seca Cimarrom 500g Frutogal     Ervilha Seca Cimarrom 1Kg Frutogal

A ervilha seca terá de ser cozida e poderá ser congelada logo após, para futura utilização. Poderá cozer a ervilha seca utilizando uma panela comum ou uma panela de pressão (processo mais rápido).  

Verifique abaixo como cozer ervilha seca numa panela "normal"

A ervilha seca tal como a generalidade das leguminosas antes da cozedura tem de ser demolhada previamente, para ajudar a limpar os antinutrienentes que dificultam a absorção dos nutrientes e hidratar, aumentado o seu tamanho e acelerando o processo de cozedura.

  • Desta forma, deverá colocar as ervilhas numa tigela, com duas chávenas de água à temperatura ambiente por cada chávena de ervilhas e reservar no frigorifico por pelo menos 8 horas, o ideal é deixar de um dia para o outro.
  • Passado este processo de demolha deve passar os grãos de ervilha por água corrente (usando um escorredor de massa) descartando sempre a água usada na demolha, pois nela residem antinutrientes que provocam desconforno intestinal.
  • Para cozer coloque então, as ervilhas numa panela grande e cubra com água à temperatura ambiente e leve ao lume com tampa semi tapada. Quando a agua começar a ferver a ervilha vai começar a largar uma espuma (que contém antinutrientes). Deixe ferver por alguns minutos até que essa espuma fique bem densa. Paralelamente ferva água, mais ou menos equivalente à que esta a usar na cozedura. Quando a espuma estiver densa desligue o lume, escorra e lave as ervilhas com água corrente para retirar a referida espuma. Limpe também a panela para o mesmo efeito.
  • Retorne as ervilhas à panela e ao lume mas, agora com a água fervida para que o processo de cozedura seja mais rápido. Nesta segunda cozedura ainda poderá soltar alguma espuma à superficie da água, que desta feita, poderá retirar com uma espumadeira.
  • O tempo de cozedura final da ervilha varia conforme o tempo que teve a demolhar por isso vá verificando a consistência do grão. Estará cozido quando tivar "al dente", ou seja, nem muito rijo nem muito mole.
  • Depois de cozidas as ervilhas passe-as por agua corrente, deixe arrefecer e utilize de imediato ou congele em sacos apropriados para o efeito preferencialmente já divididas em doses para facilitar o seu uso futuro. Duram cerca de 5 dias no frigirifico e 3 meses no congelador.


Para descongelar as ervilhas bastará cobri-las com água fervida e aguardar alguns minutos.


Deixamos-lhe uma sugestão para inclusão das ervilhas na sua alimentação:

Sobre Nós

Somos uma empresa com mais de 50 anos na área do comércio alimentar, como distribuidores, armazenistas e importadores.

Telefone: (351) 213 610 380

Fax: (351) 213 610 382

Email:

Serviços comercias - comercial@frutogal.pt

Serviços administrativos e financeiros - administrativo.financeiro@frutogal.pt

Infraestruturas

Marcas Próprias

Logo Logotipo Frutibom logo quintaUrgeira