Por um mundo mais Verde e Sustentável
Instalação de 116 painéis solares fotovoltaicos
No pressuposto de cada vez mais utilizar fontes de energia limpas e renováveis nos nossos processos, em outubro de 2022 instalámos 116 painéis fotovoltaicos que nos permitem produzir a nossa própria energia evitando até então a emissão de 17 toneladas de CO2, valor equivalente ao absorvido por 815 árvores (fonte: EDP).
Otimização de embalagem secundária nos produtos Cimarrom
Na constante procura por fornecer um produto mais ecológico e diminuir a nossa pegada ambiental, ajustamos o número de unidades dentro das caixas (embalagem secundária) de 13 dos produtos da nossa marca própria Cimarrom.
Esta alteração permitiu nos últimos 2 anos usar menos 6 toneladas de cartão.
Por este motivo, a sociedade ponto verde destacou esta boa prática no seu site https://www.pontoverdelab.pt/ecodesign/boas-praticas/.
Diminuição do peso das embalagens de alguns produtos
Sempre no pressuposto de progressivamente gerar o mínimo de resíduos possíveis, neste caso plástico também diminuimos o peso de 3 das nossas embalagens de produtos Cimarrom (Flocos de Batata e Aveia).
Com esta alteração no último trimestre de 2023, eliminámos mais de 160 kg de plástico da nossa produção e temos como prespectiva eliminar meia tonelada de plástico durante o ano corrente (2024).
A Frutogal procura também representar marcas que tenham como pilar uma grande consciência ambiental e constante procura pela sustentabilidade do negócio:
Ahmad Tea - "Infused with impact"
Neste pressuposto, a Ahmad Tea tem vindo a desenvolver esforços para diminuir a sua pega ambiental:
- Eliminando em 2023, 5 toneladas de plástico através da remoção da embalagem exterior da gama de caixas de 20 saquetas de chá;
- Lançando em 2023 papéis de filtro 100% compostáveis;
- Passando a utilizar saquetas de chá totalmente recicláveis (cumprindo as normas de reciclagem de polipropileno);
- Diminuindo o consumo de água em 4,87% em 2022 face a 2021 - principalmente através da prevenção de fugas, atualização de sistemas de irrigação e educação dos funcionários.
Foi por isso distinguida com medalha de ouro da EcoVadis (fornecedor mais confiável em classificações de sustentabilidade empresarial em termos mundiais) pelo terceiro ano consecutivo.
https://www.ahmadtea.com/ahmad-tea-secures-gold-sustainability-rating-from-ecovadis/
Remia - "Corporate Social Responsibility"
A Remia é uma empresa muito consciente da sua responsabilidade enquanto empresa de referência. Neste sentido, desenvolve uma política ativa em matéria de Responsabilidade Social Corporativa.
Através da responsabilidade e da sustentabilidade, o seu objetivo é encontrar um equilíbrio entre os 3 P's: Pessoas, Planeta e Prosperidade (Lucro).
A sustentabilidade é a responsabilidade empresarial com respeito pelo ambiente no campo social e económico.
- O apoio à sustentabilidade no sector agrícola garante à Remia ingredientes de alta qualidade, melhorando e protegendo o ambiente, o bem-estar animal e as condições sociais e económicas das comunidades locais.
- A Remia utiliza massa de tomate de fornecedores que utilizam sistemas de água sustentáveis.
- Por razões de bem-estar animal, nos molhos da marca Remia apenas são utilizados ovos e gemas de ovos provenientes de animais criados ao ar livre.
Para além disso, a Remia tem dois pontos de atenção especiais:
- Utilização de óleo de palma sustentável;
- Utilização de soja de forma responsável (tendo por base a prevenção da desflorestação da floresta tropical - região da Amazónia).
Henstenberg - “Our world only exists once - and resources are not infinite.”
A Hengstenberg é uma empresa que assegura altos padrões de qualidade e aposta nas matérias primas com origem em produções agrícolas regionais de empresas familiares com vasta experiência, preocupa-se com questões como a energia e o ambiente e não ignora o compromisso social.
A Hengstenberg sendo uma empresa do sector alimentar necessita de muita energia para produzir os seus produtos, mas utiliza-a de forma sustentável, no intuito de perturbar o menos possível o ciclo energético natural da Terra. Para este efeito, colocou em prática em 2015 um sistema de gestão energético (certificado de acordo com a norma DIN EN ISO 50001) que lhe permite estar atenta aos consumos. Além disso, utilizam 100% de eletricidade verde na produção e administração. Procuram constantemente melhorar a eficiência energética. Neste sentido têm como objetivo reduzir o consumo total de energia da empresa em 13% até 2025.
A consciência ambiental também está presente no que respeito às embalagens, utilizando uma elevada proporção de materiais reciclados na sua constituição e apoiando ativamente os seus clientes domésticos, aconselhando-os sobre a correta separação dos resíduos.
Predilecta - Programa 2030 Today
A Predilecta Alimentos é uma empresa que sempre deu prioridade à qualidade dos produtos, o bem-estar dos seus colaboradores e fornecedores, além de incorporar práticas ambientais sustentáveis na sua política organizacional nomeadamente no que respeita à economia de água.
No ano de 2020, a Predilecta procurou a certificação de qualidade no Programa 2030 Today, conduzido pela SGS Sustentabilidade. Além do impacto ambiental, a empresa obteve com este programa outros benefícios sociais e financeiros.
O desempenho da Predilecta no programa referido foi notável, uma vez que, atingiu onze dos dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso consolidou a empresa como referência em Práticas ESG (Environmental, social and Governance - forma de medir o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas).
Este programa aprimorou na empresa práticas ambientais sólidas tais como:
- Orientação aos produtores locais
- Uso consciente da água
- Eficiência no controle de resíduos
- Adoção de fontes de energia limpas e renováveis
- Redução do consumo elétrico através de inovações introduzidas por projetos internos e externos
Neste seguimento, em 2023 recebeu o Premio Top de Sustentabilidade do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental.
Kotanyi - "Our Passion — Our Responsibility"
A Kotanyi considera que agir de forma sustentável é ter práticas de aquisição responsáveis e processos de produção e logística sustentáveis que ajudem a preservar a biodiversidade, a conservar os recursos, a proteger o clima e a garantir condições de trabalho dignas em toda a cadeia de abastecimento.
Neste pressuposto a empresa procura diminuir a sua pegada ambiental através de:
- Trabalhar com agricultores húngaros regionais assegurando assim que os pousios são geridos segundo métodos tradicionais;
- Evitar conscientemente o uso de matérias-primas que tenham um impacto prejudicial no nosso ambiente;
- Não utilizar óleo de palma sempre que possível, resultando em 99% dos produtos não conterem óleo de palma. Ainda assim têm como comprometimento adquirir apenas óleo de palma de fontes certificadas (RSPO);
- Além das ervas aromáticas e especiarias cultivadas segundo métodos convencionais, disponibilizar produtos de origem biológica. Estes produtos são certificados pela Austria BIO Garantie o que garante que provêm da agricultura biológica e cumprem os mais elevados padrões de qualidade;
- Ter como como objetivo reduzir o peso dos materiais de embalagem, a fim de diminuir o volume de resíduos e tornar no futuro os materiais o mais fácil de reciclar possível. Atualmente os moinhos de especiarias devem ser colocados no vidrão incluindo a parte superior e a tampa. Segundo a Austria Glass Recycling, cada 10% de vidro reciclado utilizado na produção de vidro novo reduz o consumo de energia em 3% e as emissões de CO2 em 7%;
- Utilizar 100% de rePET para todas as latas Kotányi a partir de 400 cm. Esta opção reduz a quantidade de plástico desperdiçado em cerca de 155 toneladas por ano. O PET pode ser reciclado e reutilizado como rePET, o que aproxima bastante a Kotanyi do seu objetivo de proteger o ambiente através de embalagens sustentáveis;
- Utilizar eletricidade proveniente de fontes renováveis. Têm como objetivo passar a produzir parte da energia que consomem nomeadamente através da instalação de painéis fotovoltaicos.