Amido Milho
O amido de milho, é um pó fino extraído do milho e amplamente utilizado na cozinha como espessante para diversos pratos.
É especialmente popular em receitas de cremes, pudins, molhos, sopas e até na preparação de massas, como em alguns tipos de bolos e pães.
Além disso, o amido de milho também pode ser usado na panificação para proporcionar uma textura mais macia.
Uma das principais vantagens do amido de milho na cozinha é a sua capacidade de espessar líquidos de forma rápida e eficiente, sem alterar o sabor dos pratos.
Ele é ideal para dar consistência a receitas doces e salgadas, tornando os pratos mais cremosos e agradáveis.
Delicie-se com as nossas receitas:
Fécula de Batata
A fécula de batata é um amido extraído da batata, conhecido pela sua textura fina.
É amplamente utilizada na culinária como espessante para molhos, sopas, cremes e pudins, além de ser usada em massas, pães e bolos para melhorar a textura, tornando-os muito mais macios.
Na cozinha, a fécula de batata é especialmente popular em receitas sem glúten, sendo uma alternativa eficaz para substituir farinhas que contêm glúten em produtos de panificação e confeitaria.
Entre as vantagens da fécula de batata, destaca-se a sua capacidade de engrossar líquidos de maneira eficiente, sem alterar o sabor dos pratos. Também ajuda a criar uma textura mais suave e cremosa em diversas preparações. Por ser livre de glúten, a fécula de batata é uma excelente opção para pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca, além de ser facilmente digerida.
A fécula de batata é uma boa fonte de hidratos de carbono de digestão rápida, que fornecem energia.
Farinha de Mandioca
A farinha de mandioca é um ingrediente tradicional na cozinha brasileira, extraído da raiz da mandioca, um tubérculo muito cultivado no país.
É muito versátil e utilizada numa grande variedade de pratos, desde farofas, bolos, pães, como base para preparar algumas sopas e molhos.
Um dos principais benefícios da farinha de mandioca é ser uma excelente fonte de hidratos de carbono complexos naturalmente isentos de gluten, que fornecem energia de forma mais gradual e sustentável ao corpo. Além disso, ela contém uma boa quantidade de fibras, o que contribui para a saúde intestinal, ajuda no controlo do colesterol e favorece a sensação de saciedade.
Fubá de Mandioca
É um produto derivado da mandioca e é amplamente utilizado em diversas receitas na cozinha.
Tem uma textura mais fina do que a farinha de mandioca e é utilizado principalmente em preparações como bolos, pães, biscoitos, tapiocas e também pode ser adicionado a sopas e cremes para dar mais consistência.
Polvilho Doce e Polvilho Azedo
O polvilho é um produto derivado da mandioca e resulta da fermentação da polpa da mesma. Existem dois tipos de polvilho, o doce e o azedo.
Tal como o próprio nome indica o polvilho azedo é mais ácido que o doce. A diferença de acidez dos dois polvilhos deriva do grau de fermentação.
Ambas as variedades são livres de glúten, tornando o polvilho um bom substituto para a farinha de trigo na alimentação de pessoas com doença celíaca ou que evitam o consumo dessa proteína.
O polvilho azedo é então uma farinha levemente ácida, muito aromática o que proporciona um gosto intenso às preparações. Potencia a formação de bolhas de ar dentro da massa e como tal faz o papel de fermento fazendo-a crescer e ficar mais leve. É geralmente utilizado para confeção de biscoitos e massas salgadas.
Por sua vez, o polvilho doce em vez de leveza dá elasticidade às receitas, funcionando como uma espécie de cola que dá liga aos restantes ingredientes. É desta forma apropriado para confecionar bolos e pães que necessitem de uma textura mais cremosa. Funciona também como espessante (semelhante ao amido de milho) e como tal é ideal para molhos e papas.
Delicie-se com as nossas receitas: