O que são as Lentilhas?
Versátil e saudável, a lentilha é cada vez mais protagonista de pratos, utilizada em sopas ou um acompanhamento em massas e saladas. Com alto teor de fibra, o consumo de lentilhas tem vários benefícios para a saúde devido à sua composição nutricional, desde contribuir para o aumento de massa muscular, devido à proteína, ao controlo do apetite, devido à fibra presente.
As lentilhas são leguminosas ricas em proteína e minerais e muito importantes na dieta mediterrânica. Dispomos de lentilhas verdes e vermelhas ou laranja, com consistências diferentes.
Este é um alimento recomendado numa alimentação equilibrada e variada.
Além disso, as lentilhas são ricas em nutrientes, como a tiamina, vitamina B6, folato, potássio, fósforo, ferro e zinco.
Quais os benefícios das lentilhas?
As lentilhas podem ser preparadas sem adição de gorduras, o que as torna numa ótima refeição para quem pretende perder ou controlar o seu peso.
Diminuir o colesterol é mais fácil com alimentos ricos em fibra. A lentilha pode ajudar a reduzir o colesterol, uma vez que contém fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.
Consumir lentilhas pode ser benéfico para a saúde intestinal. As lentilhas são excelentes reguladores do intestino. Por serem ricas em fibra e por conterem hidratos de carbono de fácil digestão.
Maior controlo dos níveis de glicémia.As fibras solúveis presentes nas lentilhas ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Por isso, este é um alimento recomendado para quem tem diabetes.
As lentilhas ajudam na prevenção de doenças.Para além de serem ricas em fibra, que diminui o risco de cancro, especificamente do cólon, as lentilhas têm também outros nutrientes que protegem as células do corpo.
As lentilhas previnem a anemia devido à riqueza em ferro.
Regulam o peso. A lentilha é um grande aliado de uma alimentação saudável, uma vez que aumenta a saciedade devido à presença de fibra, reduzindo a ingestão excessiva de outros alimentos, contribuindo assim para o controlo do peso.
Fortalecem o sistema imunitário. Os macro e micronutrientes presentes nesta leguminosa ajudam a fortalecer o sistema imunitário, tornando-o menos propenso a doenças. Além disso, o consumo de lentilhas ajuda a combater a deficiência de nutrientes como o ferro, o ácido fólico e o zinco, contribuindo para ajudar o organismo a combater a fadiga.
Como preparar lentilhas?
Cozinhar lentilhas é bastante simples, devendo ter apenas em atenção que dependendo do tipo de lentilhas estas poderão ter tempos de cozedura diferentes. O primeiro passo é sempre lavar as lentilhas com a ajuda de um coador, para retirar as impurezas e retirar as que estão danificadas. Dependendo do tipo de lentilhas, estas poderão precisar de ser demolhadas previamente, como é o caso das lentilhas com casca. Demolhe as lentilhas castanhas entre duas a quatro horas e as verdes entre seis a oito horas, ou durante a noite.
Para cozer lentilhas, deve levar uma panela com água ao lume, devendo a água estar sempre acima dos grãos. Quando a água começar a ferver junte as lentilhas e cozinhe-as pelo tempo indicado para cada variedade. As lentilhas castanhas e verdes devem cozer entre 20 a 30 minutos. Já as vermelhas, entre 10 a 12 minutos. Só deve juntar sal no final, de forma a não atrapalhar a cozedura, mas pode aromatizar a água com alho, louro, casca de limão ou ervas aromáticas.
Lentilhas vermelhas: o que as distingue
As lentilhas vermelhas ou laranjas, distinguem-se das outras variedades por não terem casca e por estarem divididas ao meio. A grande vantagem das lentilhas vermelhas é que não precisam de ser demolhadas antes de cozer, sendo também a sua confeção mais rápida. As lentilhas vermelhas têm um tempo de cozedura que varia entre os 10 e os 12 minutos, em lume médio/baixo, para que cozinhem de forma homogénea.
Lentilhas verdes: saborosas e versáteis
Tal como outros tipos de lentilhas, as lentilhas verdes são saborosas e versáteis, podendo ser introduzidas em diversos pratos. As lentilhas verdes têm casca, pelo que para as preparar é sempre aconselhável demolhá-las durante pelo menos seis horas, ou durante a noite. Assim, tornam-se mais fáceis de digerir e reduz-se o tempo de cozedura.
O tempo de cozedura é superior ao das lentilhas vermelhas, passando para entre 20 e 30 minutos.
Ervilha Seca
As ervilhas são um vegetal muito nutritivo e pouco calórico. Constituem uma das melhores fontes proteicas de origem vegetal. É um legume pouco dispendioso e versátil, perfeito para uma grande variedade de pratos, como saladas, sopas ou cozidos, uma vez que é saboroso e levemente adocicado.
Beneficios consumo Ervilhas Cimarrom Frutogal
As ervilhas são ricas em fibras, vitaminas (A, B, C, E e K) e minerais (zinco, magnésio, ferro, potássio e cálcio) essenciais para a nossa saúde.
É um alimento 100% vegetal (não contém absolutamente nenhum produto ou subprodutos de origem animal), hipoalergénico (não contém gluten, nem soja), sem lactose, de fácil digestão e tolerância.
Alguns beneficios no consumo de ervilhas:
- Auxilia na perda de peso - ricas em fibras soluveis e insoluveis, proteínas e pobre em gorduras (poucas calorias), esta leguminosa é de digestão lenta (baixo indice glicémio) mantendo-nos saciados por mais tempo.
- Auxilia na diminuição do colestrol - as fibras soluveis ajudam a reduzir o colesterol no sangue, impedindo a sua absorção e potenciando a sua eliminação através das fezes. Por sua vez, a vitamina B3 auxilia no controlo do colestrol, reduzindo o teor de triglicérides, induzindo à redução do LDL (o chamado colesterol "mau"), e aumento de HDL (o chamado colesterol "bom").
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares - o controlo do colestrol atrás referido só por si já é meio caminho andado para prevenir doenças cardiacas. Além disso, o potássio, existente neste alimento, dilata os vasos sanguíneos, aliviando a hipertensão arterial e consequentemente outras doenças cardiovasculares.
- Desacelera o envelhecimento celular e potencia a recuperação celular - o seu alto teor de proteínas é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e reparação das células, tecidos e órgãos. Sendo também rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e atrasam o envelhecimento celular precoce, previnindo o aparecimento de cancro.
- Previne a anemia - O ferro aumenta o número de globulos vermelhos no sangue.
- Fortalece os músculos e os ossos.
- Ajuda na cicatrização da pele - A vitamina E atua na formação do cologénio essencial para a recuperação da pele. O magnésio também é um forte aliado na sauda da sua pele.
Tendo em conta todos estes benefícios sugerimos que integre este alimento magnífico na sua alimentação, contribuindo assim para ter uma alimentação saudável e variada.